20 Jan Avaliação do pavimento pélvico. O que esperar?
No processo da fisioterapia a avaliação é a primeira sessão, claro, e é a mais demorada, eu levo o tempo que for preciso a reunir toda a informação necessária a um diagnóstico correcto, pode levar mais de uma hora.
É uma conversa privada, sobre o que te traz até mim, pergunto pelo teu historial clínico, os problemas que queres resolver, os teus objectivos, e ajudo a gerir expectativas em relação ao tratamento. Faço-te perguntas sobre rotinas de higiene, hábitos de esvaziar a bexiga e evacuar, saúde sexual, cirurgias prévias, etc. Há espaço para esclareceres todas as tuas dúvidas.
Passa-se depois a uma avaliação física, onde observo a postura em geral, o alinhamento do corpo e a sua relação com a gravidade, palpo a zona abdominal à procura de pontos de tensão ou sinais de obstipação, avalio a diástase abdominal, a cicatriz da cesariana (se existir) e avalio a musculatura da coluna, glúteos e membros inferiores. Nada me escapa!
Avaliação dos músculos do pavimento pélvico é feita através de observação e de palpação externa e interna, sempre com o teu consentimento. Para isso, deves estar sem cuecas, deitada de barriga para cima com pernas dobradas na marquesa. Tanto durante a observação como na palpação são pedidos exercícios simples para poder avaliar a força, capacidade de relaxar, a resistência e velocidade dos músculos do pavimento pélvico. Podem ser utilizados outros equipamentos para uma avaliação mais detalhada como o Biofeedback electromiográfico ou cones.
A avaliação é feita sem dor ou desconforto. Os procedimentos vão sendo explicados ao longo da sessão e podes negar qualquer dos procedimentos ou pedir para fazer numa sessão mais tarde. És o centro das atenções, um sujeito activo neste processo, és sempre respeitada e ouvida. Acima de tudo, o teu conforto está em primeiro lugar.
Consoante a informação recolhida, é feito um diagnóstico e, em conjunto, é traçado um plano de tratamento conforme os teus objectivos. Deves sair desta sessão com todas as tuas dúvidas esclarecidas e ainda levas para casa alguns exercícios e sugestões de mudanças de hábitos.
Ficaste curiosa? Marca aqui a tua consulta.