A perda de urina involuntária tem grande impacto na qualidade de vida da mulher, seja qual for a sua idade ou actividade física.
Estima-se que cerca de 30% das mulheres de meia idade poderão vir a sofrer de incontinência urinária, e o número aumenta para 47% nas mulheres que fazem exercício regularmente, principalmente se fizerem exercício de impacto (corrida e saltos).
Esta prevalência aumenta bastante quando são jovens atletas, por estarem sujeitas a grandes aumentos de pressão intra-abdominal provocada pela forte contracção abdominal nas actividades de alto impacto, sem terem a devida consciência e funcionalidade total dos músculos do pavimento pélvico.
De acordo com uma revisão sistemática de 2020 (9 estudos com um total de 1254 sujeitos de diferentes países), esta é a prevalência para desenvolver perda involuntária de urina em diferentes desportos de alto impacto:
Por muito que seja comum no teu meio desportivo, perder urina nunca é normal.
A solução:
Torna-se essencial ganhar consciência sobre a activação dos músculos de core e pavimento pélvico, para uma melhor gestão de pressão intra-abdominal e acabar com estas perdas de urina.
Olá, eu sou a Mariana Macieira Pires, fisioterapeuta especializada em saúde pélvica (OF 12179). Apoio mulheres em todas as fases da vida a viverem com mais conforto, confiança e prazer no seu corpo. Acredito que cada mulher merece sentir-se bem consigo mesma.